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 [Segurança] Segurança Activa e Passiva no Automóvel

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BobJoint
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MensagemAssunto: [Segurança] Segurança Activa e Passiva no Automóvel   Dom Out 10, 2010 4:14 pm

O que é a Segurança Activa?

A segurança activa procura minimizar as possibilidades de virmos a ter um acidente quando circulamos numa via. Fazem parte da segurança activa todo o conjunto de componentes e possibilidades que o veículo põe à disposição do condutor para evitar o acidente.

Como exemplos de elementos que contribuem para a segurança activa podemos referir os seguintes:
• bons travões
• bons pneus
• boa suspensão
• boa visibilidade
• boas escovas de limpeza dos vidros
• bom posto de condução
• todos os sistema de apoio à dinâmica de condução (controlo de estabilidade, controlo de tracção)
• todos os sistemas de apoio à travagem (ABS, Break Assist)
• aerodinâmica do veículo
• ergonomia dos diferentes comandos
• boa iluminação
• correcta disposição dos instrumentos, nomeadamente comandos, cinzeiro (para os fumadores)
• existência de kit mãos livres para o telemóvel
• comando satélite do auto-rádio
• bom sistema de desembaciamento dos vidros

É fácil concluir da lista apresentada que a segurança activa engloba inúmeros factores que podem ser a diferença entre evitar ou não o acidente.

Alguns sistema de apoio à dinâmica de condução:

ESP - Electronic Stability Program
O ESP é o sistema de controlo de estabilidade dinâmica de um veículo. Corrige situações de subviragem e sobreviragem assim como problemas de falta de tracção em acelerações ou reduções bruscas. No caso de subviragem (situação em que o veículo numa curva tende a sair de frente), o ESP acciona automaticamente o travão da roda traseira interior à curva. Em caso de sobreviragem (situação em que o veículo tende a fugir de traseira durante a negociação da curva) o ESP acciona momentaneamente o travão da roda dianteira exterior à curva. Sempre que o ESP entra em funcionamento pisca uma luz avisadora no painel de instrumentos do veículo. O funcionamento do ESP não depende do condutor. Por outras palavras, ele funcionará mesmo que o condutor não accione o pedal do travão. Consoante a marca e modelo do automóvel, o ESP pode (ou não) ser desligado pelo próprio condutor.

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Videos sobre o funcionamento do ESP:

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Em Português:

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ASR - Sistema de Controlo Antipatinagem
Sempre que se acelera o motor, há uma possibilidade de as rodas patinarem (quer seja num arranque, quer seja com o veículo a rolar). Este sistema detecta se uma roda está a patinar. Caso isso se verifique, o binário do motor é reduzido momentaneamente até se restabelecer a aderência.

EDS - Electronic Dynamic System
Controlo de antipatinagem no arranque. Este sistema detecta se uma roda está a patinar num arranque. Caso isto se verifique, aplica os travões nessa roda para a aderência ser restabelecida na outra roda motriz. Só funciona até aos 40 km/h.

MSR - Regulador momentâneo de binário
Sempre que fazemos uma redução de caixa de velocidades existe a possibilidade de as rodas bloquearem momentaneamente devido à variação brusca do regime do motor. Este aspecto é mais normal em desaceleração súbita sobre solo gelado. O sistema MSR reconhece essa situação e aumenta por instantes o binário transmitido às rodas de modo a que a desaceleração seja mais suave e progressiva. Por outras palavras, nas reduções o MSR acelera o motor ligeiramente para atenuar a variação de regime do motor.

Alguns sistemas de apoio à travagem:

ABS - Antilock Breaking System
Sistema antiblocagem das rodas
O ABS, como o próprio nome indica, é um sistema que evita o bloquear das rodas durante uma travagens.
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Videos sobre o funcionamento do ABS:

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Break Assist - Assistência electrónica de travagem
Sistema de apoio ao esforço aplicado pelo condutor no pedal do travão. Estudos científicos mostram que o esforço aplicado no pedal do travão pode não permanecer o suficiente ao longo de uma travagem. Neste caso, o sistema de assistência de travagem electrónica aumenta o esforço de travagem compensando o aliviar do pedal.

O que é a Segurança Passiva?
Mesmo que um veículo seja excepcional no campo da segurança activa (que procura evitar o acidente) poderão surgir situações em que o acidente seja inevitável. Nesse caso a preocupação passa a ser outra. Já que o acidente vai (infelizmente) ocorrer, tentemos então minimizar o efeito do mesmo nos passageiros (sacrificando, se necessário, o veículo). Reduzir ao mínimo as lesões que o acidente possa provocar nos passageiros é uma tarefa extremamente complicada para os engenheiros envolvidos nesta matéria. O estudo da segurança passiva envolve a realização de simulações de acidentes (denominados de crash-tests) onde bonecos devidamente monitorizados (dummies) desempenham o papel dos seres humanos. Nas últimas duas décadas, este ramo da segurança tem evoluído drasticamente mas partindo de um pressuposto fundamental: que os ocupantes do veículo se encontram sentados com o cinto de segurança devidamente apertado. Por outras palavras, o elemento fundamental da segurança passiva é o cinto de segurança, tendo a grande maioria dos restantes sistemas suplementares sido desenvolvidos assumindo que o cinto se encontra apertado.

Como exemplos de elementos que contribuem para a segurança passiva de um veículo podemos referir os seguintes:

• os airbags frontais e laterais
• as barras protectoras nas portas
• a carroçaria com estrutura de deformação programada (que absorve a energia do embate matendo, dentro do possível, a região do habitáculo indeformada)
• os bancos com efeito anti-submarino, evitando que os pés e pernas do condutor penetrem na zona dos pedais
• a coluna de direcção retráctil
• os encostos de cabeça reguláveis em altura
• os pré-tensores dos cintos de segurança
Em caso de acidente apenas um destes elementos da lista poderá fazer a diferença entre a vida e a morte dos ocupantes do veículo.

Pré-tensores
Mesmo que o cinto de segurança esteja convenientemente apertado, existe sempre uma folga devido à roupa que usamos, o enrolador que poderá não estar totalmente esticado, para já não falar nas "molas" que tantos gostam de utilizar para não amarrotar a roupa!
A estas folgas há ainda que juntar a folga proveniente da distância que o enrolador tem de percorrer até que a violência da desaceleração leve a que o cinto fique preso. Todas esta folgas podem levar a lesões na região do tórax coberta pelo cinto.
Para tentar evitar estas lesões, surgiram os pré-tensores pirotécnicos. Trata-se de um dispositivo de segurança passiva, accionado por cargas explosivas que são activadas em caso de acidente violento, e que permitem retirar a folga do cinto existente numa utilização normal.
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Air Bag/Side Bag
Bolsa de ar (também denominada de almofada de ar) que, em caso de colisão, pode ser insuflado no sentido de proteger os ocupantes do veículo contra danos físicos.
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Para ter conhecimento dos sistemas de segurança que equipam os nossos veículos é necessária a leitura atenta dos seus manuais.
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