Seat Edition

Bem vindo ao Seat Edition o TEU fórum!Este fórum foi criado com intuito de juntar todos os/as amantes de automóveis da marca SEAT!Para acesso total ao fórum basta registar e fazer apresentação!
 
InícioInicioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 CONDUÇÃO ECOMOTIVE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fuzabala
Bruto
Bruto
avatar

Mensagens : 773
Data de inscrição : 16/11/2010
Idade : 36
Localização : Litoral Norte

MensagemAssunto: CONDUÇÃO ECOMOTIVE   Qui Jun 30, 2011 11:06 am

A SEAT EDITION vai ajudar-te a ter uma condução ecológica. Assim poderás poupar no consumo do combustível e ter uma condução amiga do ambiente com menos emissões de CO2. Pequenos truques irão fazer uma grande diferença ao planeta e ao teu bolso.

Arrow Planifica a tua Viagem
Planifica sempre a rota antes de iniciares a tua viagem de forma a tomares sempre o caminho mais curto e directo, evitando áreas de trânsito congestionadas. Conduz fora das horas de ponta e circula pelas vias principais, pois o trânsito irá fluir mais rapidamente e evitarás muitas acelerações e travagens desnecessárias. Evita a condução pára/arranca de forma brusca e com mudanças demasiado baixas, pois faz com que gastes muito mais combustível por acelerares demasiado o motor, libertando mais emissões de CO2.

Arrow Trajectos Curtos
Evita usar o automóvel para trajectos curtos pois quando o motor está frio tem um consumo de combustível mais elevado. Para além de poupares no combustível, vais também contribuir para melhorar a tua saúde e bem-estar físico.

Arrow Pressão Correcta dos Pneus
A baixa pressão dos pneus obriga o motor a fazer mais força para o automóvel andar devido ao atrito, obrigando a um maior consumo de combustível. Deves verificar a pressão dos pneus de preferência todos os meses e com os pneus frios. Pneus com a pressão correcta traduzem-se em menor energia necessária para movimentar o automóvel e maior duração dos mesmos.

Arrow Manutenção
Faz a manutenção da viatura conforme prescrito pelo fabricante, em pontos de assistência autorizados e realizada por técnicos certificados para o efeito para que todos os sistemas e componentes do teu automóvel funcionem eficazmente, ajudando a reduzir o consumo. Usa sempre os lubrificantes recomendados para a tua viatura e muda-os de acordo com as indicações do fabricante. Investe um pouco mais para obteres um óleo de qualidade superior e melhorar a eficiência e o consumo do motor.
Verifica com frequência o ar condicionado, pedindo a um técnico certificado em Ar Condicionado ou a um ponto de assistência da Marca que verifiquem a estanquecidade e eficiência do Sistema. Não te esqueças que a função do filtro de ar é evitar que impurezas entrem para o motor do automóvel. Uma boa manutenção irá aumentar a credibilidade e valorizar o teu automóvel no acto de venda para além de reduzir as emissões de CO2 durante a sua vida útil.

Arrow Excesso de Carga
Quanto mais pesada estiver a tua viatura, mais esforço terá de fazer o motor para a deslocar até ao destino. Apesar das barras de tejadilho darem um espaço extra ao teu automóvel, também aumentam drasticamente o consumo de combustível. O volume criado no topo irá fazer com que o automóvel fique menos aerodinâmico e aumente o esforço do motor aumentando o seu consumo. Evita levar artigos desnecessários na viatura especialmente se forem pesados – quanto mais leve estiver o automóvel mais económica será a tua condução. Mas caso tenhas algo a levar, prefere sempre transportá-lo dentro da viatura.

Arrow O Tamanho Conta
Compra um automóvel de acordo com as tuas necessidades. Evita ter um carro grande se realmente não se justifica. Os modelos mais pesados poderão chegar a utilizar até 50 por cento mais combustível do que os modelos mais leves.

Arrow Condução Agressiva
A condução agressiva leva a que se façam acelerações rápidas e travagens bruscas. Se gostas de uma condução mais desportiva, evita que ela seja agressiva, pois isso aumenta o consumo de combustível, gasta o motor, pneus, travões e gasta ainda as tuas economias. Conduz de forma suave. Poupas mais combustível quando manténs uma velocidade constante. A velocidade óptima para a economia de combustível difere de automóvel para automóvel, mas andará sempre próxima dos 100 km/h em estrada.
Olha um pouco mais à frente na estrada enquanto conduzes, tem uma condução preventiva que antecipe o trânsito. Mantém uma boa distância do carro da frente para evitar travagens e acelerações repentinas. Quando prevês uma travagem, diminui a velocidade suavemente ainda com a mudança engatada (mas sem fazer reduções desnecessárias), evitando travar bruscamente em cima do obstáculo.

Arrow Mudança Alta
Quando aceleras, deverás alterar a mudança o mais cedo possível. Quanto mais alta a mudança for, mais económica será a condução.
A mudança ideal está entre as 1500 e as 2500 rpm para os automóveis a gasóleo e 2000-3000 rpm nos automóveis a gasolina.
Deverás usar a primeira velocidade apenas para arrancar e passar de imediato para a segunda, após percorrer alguns metros.

Arrow Trocar de Caixa
Deverás alterar de mudança consoante a velocidade a que vais, mantendo um trabalhar regular do motor na velocidade mais alta possível e sem nunca mover o pedal do acelerador bruscamente.

Arrow Conduzir à Chuva
No Inverno poderás gastar mais 50% de combustível num trajecto curto. Isto porque o motor tem de se esforçar mais enquanto o óleo está mais frio e espesso. A água presente na estrada também aumenta a resistência, por isso quanto mais depressa vais, mais esforço o automóvel tem de fazer para andar. Quando a viatura estiver fria, inicia a marcha de imediato, não esperes que o motor aqueça. Ele vai aquecer mais rapidamente em andamento. Tenta conduzir devagar e sem acelerações bruscas; menor velocidade reduz a resistência das rodas na água e no gelo que está na estrada. Não fiques parado no trânsito mais do que um minuto com o motor ligado, é mais económico desligar o motor. E nunca te esqueças de verificar a pressão dos pneus.

Arrow Vidros e Tecto de Abrir
Um vidro ou um tecto de abrir aberto, até para velocidades inferiores a cerca de 50 km/h aumenta o atrito do ar, aumentando o esforço do motor e também o consumo de combustível. Mantém os vidros fechados e usa a ventilação do automóvel para manter o interior fresco usando o ar condicionado bem regulado, apenas quando seja mesmo necessário.

Arrow Aparelhos Eléctricos
Todos os componentes eléctricos do automóvel, quando ligados, retiram potência à viatura, desde o simples isqueiro até ao desembaciador do óculo traseiro. Quanto mais electricidade usares, mais combustível o motor vai gastar. O ar condicionado refrigera o ar através do compressor que retira potência directamente ao motor. O ar condicionado pode aumentar o consumo até 25%, mas um ar condicionado danificado ou em más condições pode aumentar muito mais. Para reduzir o consumo, evita ligar tudo ao mesmo tempo, e ainda andar a alta velocidade. Se não for estritamente necessário, não uses o ar condicionado, usa apenas a ventilação do automóvel. Abaixo dos 50 km/h a abertura das janelas não vai afectar o consumo de combustível de forma drástica. No entanto a alta velocidade o ar condicionado será mais eficiente do que a resistência causada pela abertura da janela. Se desconfias que o ar condicionado não está nas melhores condições, leva-o de imediato a um técnico certificado em ar condicionado ou a um ponto de assistência da Marca para que verifiquem a estanquecidade e eficiência do Sistema, senão a manutenção programada do automóvel irá mantê-lo sempre em boas condições.

Arrow O Computador de Bordo
O Computador de Bordo é bastante útil porque dá-te um feedback constante da economia da tua condução. Sempre que ligares o teu SEAT poderás regular o teu computador de bordo para te dar o consumo instantâneo e assim poderás ter noção do consumo da tua condução na hora.
Vê regularmente os efeitos da tua condução na média de consumo aos 100 km no combustível, também disponível no teu Computador de Bordo e com o tempo tenta melhorar a tua performance. Irás verificar que ao manteres a velocidade constante terás uma maior poupança no consumo.

Arrow DPF
Os automóveis SEAT têm equipamentos e sistemas que mostram a preocupação com o meio ambiente da Marca, na redução das emissões de CO2 e dos gases contaminantes. Grande parte dos nossos motores diesel já está equipada com DPF ou seja, Filtro de Partículas que diminui a quantidade de emissões de partículas largadas para a atmosfera. A SEAT tem ainda à disposição dois modelos Ecomotive que têm emissões de CO2 abaixo dos 100 g/km – o novo SEAT Ibiza e abaixo dos 120 g/km – o SEAT Leon.

Arrow Partilhar Com os Amigos
Se vais fazer a mesma deslocação que os teus amigos ou colegas de trabalho porque não partilhar o mesmo automóvel? Assim evitarão o trânsito, problemas de estacionamento e consumos de combustível desnecessários, aproveitando melhor o tempo para socializar e falar de coisas de que por vezes não temos tempo.

Fonte:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Última edição por Fuzabala em Qui Jun 30, 2011 2:47 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nelinho
Só quer aço
Só quer aço
avatar

Mensagens : 1511
Data de inscrição : 18/10/2010
Idade : 29
Localização : Zona Centro (Torres Novas)

MensagemAssunto: Re: CONDUÇÃO ECOMOTIVE   Qui Jun 30, 2011 2:24 pm

coiasas muito boas para saber Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
PintoUL
Admin
avatar

Mensagens : 2628
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade : 29

MensagemAssunto: Re: CONDUÇÃO ECOMOTIVE   Qui Jun 30, 2011 5:02 pm

2x!mas e como disse no outro tópico fuza!

_________________
Próximos eventos:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://seatedition.livreforum.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: CONDUÇÃO ECOMOTIVE   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
CONDUÇÃO ECOMOTIVE
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Seat Edition :: Diversos :: Tipos de condução info :: Sugestões-
Ir para: