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 [Auto] Escovas Limpa Pára-Brisas

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BobJoint
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MensagemAssunto: [Auto] Escovas Limpa Pára-Brisas   Dom Out 10, 2010 3:29 pm

As escovas limpa pára-brisas são, em conjunto com outros dispositivos como o ABS, o airbag ou os pneumáticos, um elemento de segurança decisivo. Daí a importância do correcto diagnóstico dos sintomas de escovas limpa vidros gastas e a consequente substituição das mesmas, imprescindível para um maior conforto e segurança durante a condução.

Perceber quando as escovas apresentam sinais de desgaste para a sua substituição no mais curto espaço de tempo, é uma tarefa que depende do conhecimento dos sinais de desgaste. Ficam aqui os sinais de alarme que dizem que chegou a altura do condutor substituir as escovas limpa pára-brisas.

Sintomas perceptiveis na utilização das escovas:

Efeito Véu
Defeitos no braço ou longos períodos de imobilização podem deformar a borracha, causando o efeito de véu ao longo do vidro. O risco de fraca visibilidade é maior no escuro ao cruzar com outros veículos.
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Linhas
A borracha da escova pode danificar-se pela idade ou devido à sujidade. O resultado é linhas finas de água semi circulares no vidro.
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Bandas
A borracha da escova pode endurecer ou danificar-se com a idade. O resultado é bandas largas de água deixadas no vidro.
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Vibração
Escova deformada, o adaptador errado ou envelhecimento e desgaste da borracha e ligações, podem resultar em movimentos do braço da escova aos solavancos e, por vezes, ruidoso.
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Chiar
Escovas ruidosas podem ser um sinal de que a borracha da escova está deformada ou endurecida, ou que a estrutura da escova está gasta.
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Varredura aos Saltos
Elemento da escova deformado, ligação da escova deteriorada ou uma mudança das características do braço da escova, podem causar as escovas limpa pára-brisas de fazer a varredura aos solavancos ao longo do vidro, deixando atrás raias radiais.
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Zonas sem Limpar
Zonas não limpas que aparecem geralmente nos extremos da superfície do vidro coberta pela escova devido a deterioração das características do braço da escova ou a uma má colocação da escova no braço.
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Elevação da Escova
Se velocidades elevadas causarem persistentemente a escova de falhar partes do vidro, a escova ou o braço devem ser substituídos. É preferível optar por uma escova com spoiler.
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Sintomas perceptíveis na borracha escovas:

Bordas Desgastadas
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Gretas / Envelhecimento da Borracha
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Extremidade da Borracha com Ângulo
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Manutenção das Escovas

Manter as escovas em bom estado e assegurar que elas realizem o trabalho para que foram concebidas de forma eficaz, é uma tarefa fácil de realizar e que não deve ser descurada.

1 – Antes de usar as escovas o pára-brisas deve estar limpo de todos os elementos que ao longo de tempo se aderem, tais como insectos, poeira e gorduras. São substâncias que as escovas não conseguem remover e que podem inclusive danificá-las.

2 – Tal com é importante remover manualmente as substâncias endurecidas do vidro, também a palheta da escova deve ser limpa de substâncias que ao longo do tempo ali se acumulam.

3 – A borracha deve ter um perfil horizontal. Se ela se mantiver muito tempo apoiada no vidro, pode ganhar uma inclinação que irá influenciar negativamente o seu desempenho. Mesmo que não chova, use regularmente as escovas para que elas não ganhem vício de posição.

4 – As articulações das escovas – tradicionais – devem estar em bom estado para que a pressão exercida no pára-brisas seja uniforme.

5 – O líquido do depósito limpa vidros não deve conter agentes que ataquem e danifiquem a borracha, como é o caso do amoníaco. O sabão líquido é uma boa opção para uma limpeza eficaz. Mas não abuse na quantidade.

6 – Não adaptar escovas que não foram concebidas para o modelo e ano do seu carro. O sistema de fixação deve adaptar-se na perfeição ao existente no veículo. Se a referência estiver correcta, o cumprimento da escova também será o certo para o tamanho do pára-brisas.

7 – A formação de geada no vidro endurecerá a borracha das escovas. Se habitar numa zona onde a formação de geada é frequente, levantar as escovas para evitar o contacto directo com o vidro, por exemplo durante a noite.

8 – Accionar o limpa pára-brisas quando o vidro se encontra seco – mesmo accionando simultaneamente o esguicho limpa vidros – na maioria dos casos levará a que durante a primeira passagem a escova esteja em contacto com um vidro seco que danificará a borracha e riscará o vidro. Se o sistema não humedecer o vidro de forma instantânea, colocar uma mola própria para o efeito no tubo da água ou humedecer o vidro com um pouco de água antes da primeira passagem.
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