Seat Edition

Bem vindo ao Seat Edition o TEU fórum!Este fórum foi criado com intuito de juntar todos os/as amantes de automóveis da marca SEAT!Para acesso total ao fórum basta registar e fazer apresentação!
 
InícioInicioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 [Auto] Tudo Sobre Bombas de Água

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BobJoint
Novato
Novato
avatar

Mensagens : 95
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 35
Localização : Brr, V.A. BxB

MensagemAssunto: [Auto] Tudo Sobre Bombas de Água   Dom Out 10, 2010 3:40 pm

Tipos de Montagem da Bomba de Água

A montagem da bomba de água no bloco obedece a um de dois padrões utilizados.

O transporte do calor do motor até ao exterior é feito pelo circuito de refrigeração com o auxílio da bomba de água, cuja montagem no bloco obedece a um de dois padrões actualmente utilizados.

A função do circuito de refrigeração é transportar o calor que sobra do motor até ao exterior, e a bomba de água permite a circulação do líquido pelo circuito de refrigeração.

O sistema bloco motor / circuito de refrigeração está desenhado com o objectivo de manter um equilíbrio térmico no motor, garantindo condições de funcionamento optimizadas: combustão completa, rendimento elevado, ausência de poluição, lubrificação satisfatória, vida útil protegida das peças mecânicas.

No instante da explosão, a temperatura dos cilindros está próxima dos 2000º C, superior à do ponto de fusão dos materiais circundantes. Se se não se dispusesse de um energético sistema de refrigeração, estes fundiam-se. Em geral, uma bomba de água é composta de, no mínimo, cinco componentes: polia, carcaça, rolamento, tampa, turbina, montados entre si, mais uma junta vedante.

Existem dois tipos de montagem da bomba de água:
1 - A bomba de água forma parte dos equipamentos movidos pela correia Multi-V ;
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

2 - A bomba de água é accionada directamente pela correia de distribuição.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Em ambos os casos, para substituir a bomba de água, é preciso tirar a correia de distribuição ou a correia Multi-V. Para maior fiabilidade, deve efectuar-se sempre a troca da bomba de água ao mesmo tempo que a correia, rolamento intermédio e rolamento tensor.

Desmontagem e Montagem de Bombas de Água

A substituição de uma bomba de água requer o cumprimento de determinadas etapas para que não se comprometa o bom funcionamento do motor.



  1. Esvaziar o circuito de refrigeração.
  2. Verificar se o circuito está limpo e, em caso de necessidade, limpá-lo com detergentes especiais para eliminar os restos de óxido e sedimentos, fazendo funcionar a bomba antiga, nunca a nova.
  3. Retirar a bomba de água seguindo o método prescrito pelo construtor do veículo.
  4. Visualmente, verificar a hermeticidade do conjunto do circuito de refrigeração.
  5. Em caso de necessidade, mudar os tubos de borracha em mau estado.
  6. Limpar o alojamento onde irá ser instalada a nova bomba de água.
  7. Tirar a junta velha, limpar ambas as superfícies de contacto e assegurar que não estão com golpes ou arestas.
  8. Substituir todas as braçadeiras de aperto que intervêm na hermeticidade do circuito.
  9. Substituir o termostato e o termocontacto para garantir uma reparação de qualidade.
  10. Montar a bomba de água nova segundo o método que o construtor preconiza. NOTA: se se usar um selador, deixar consolidar o tempo indicado.
  11. Onde existe um ventilador automático, comprovar o estado dos rolamentos e o seu funcionamento (ver instruções do fabricante). AVISO: o mau funcionamento do ventilador automático pode provocar graves avarias na bomba de água devido ao excesso de vibrações.
  12. Verificar se a bomba de água gira livremente sem nenhum ponto de bloqueio.
  13. Verificar o estado das palas do ventilador. Um mau equilíbrio provoca graves avarias no rolamento da bomba.
  14. Aconselha-se montar uma correia nova (de distribuição ou multi-V) e a roldana tensionadora, quando se substitui a bomba de água, de modo a garantir a longevidade da reparação. Para esse fim, algumas marcas disponibiliza kits de substituição, que contêm uma bomba de água, uma correia e uma roldana tensionadora.
  15. Esticar as correias de accionamento respeitando a tensão recomendada.
  16. Para fazer uma purga eficaz do circuito de refrigeração, colocar o botão de aquecimento do habitáculo na posição “Inverno”.
  17. Encher o sistema com o líquido refrigerante recomendado.
  18. Quando o motor alcança a sua temperatura de funcionamento (ventilador em andamento), verificar a estanquecidade do circuito.

    Precauções


  • Não juntar nunca o líquido de refrigeração com o motor quente. Esperar sempre pelo menos uma hora depois de desligar o motor, já que a chegada de líquido frio ao motor quente pode provocar uma choque térmico e causar a ruptura do aro primário da junta mecânica;
  • Não pôr nunca o motor em funcionamento sem líquido de refrigeração, mesmo durante pequenos períodos de tempo, já que há o risco de provocar um sobreaquecimento da junta mecânica e causar o seu deterioramento;
  • Ao começar a funcionar a bomba de água, pode dar-se uma pequena fuga de líquido pelo orifício de drenagem da mesma. Este fenómeno, juntamente com as condições de início de funcionamento da junta mecânica, é normal e não indica nenhum problema com a bomba de água.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Guia de Diagnóstico e Prevenção de Avarias de Bombas de Água

Detectar o tipo de defeito de uma bomba de água, a respectiva causa e accionar a acção preventiva, pode evitar futuras avarias.
SITUAÇÃO A:

Tipo de defeito
Oxidação ou depósitos calcários nas partes do corpo da bomba de água que estão em contacto com o líquido de refrigeração.

Causa
Sujidade no circuito de refrigeração.

Acção preventiva
Utilize o líquido de refrigeração recomendado. Nunca utilize água. Limpar o circuito de refrigeração antes de retirar a bomba antiga e encher o circuito com o novo líquido refrigerante.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

SITUAÇÃO B:

Tipo de defeito
Rotura do anel primário após um período longo de funcionamento.

Causa
Choque térmico.

Acção preventiva
Verificar ou substituir o termóstato. Limpar o circuito de refrigeração.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

SITUAÇÃO C:

Tipo de defeito
A superfície interna da bomba que está em contacto com o líquido refrigerante apresenta uma cor negra, roxa, verde ou azul.

Causa
Utilização de um líquido refrigerante inadequado, ou não se limpou o circuito de refrigeração antes de se instalar a nova bomba de água. Também pode ser devido a uma reacção electroquímica.

Acção preventiva
Utilizar um líquido refrigerante adequado. Limpar o circuito de refrigeração antes de substituir a bomba de água.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

SITUAÇÃO D:

Tipo de defeito
Fugas: danos no revestimento da roleta.

Causa
Aumento da temperatura.

Acção preventiva
Verificar ou substituir o termostato. Verificar ou substituir o termocontacto. Limpar o circuito de refrigeração.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
[Auto] Tudo Sobre Bombas de Água
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tudo Sobre Multímetros- By Newton Braga
» CANTINHO DO DESABAFO (cantinho para falarmos de tudo e mais um pouco!)
» Álcool
» Co-Wash
» Rhassoul clay

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Seat Edition :: Diversos :: Tipos de condução info-
Ir para: