Seat Edition

Bem vindo ao Seat Edition o TEU fórum!Este fórum foi criado com intuito de juntar todos os/as amantes de automóveis da marca SEAT!Para acesso total ao fórum basta registar e fazer apresentação!
 
InícioInicioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 [Auto] Sistema de Ar Condicionado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BobJoint
Novato
Novato
avatar

Mensagens : 95
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 35
Localização : Brr, V.A. BxB

MensagemAssunto: [Auto] Sistema de Ar Condicionado   Dom Out 10, 2010 3:49 pm

Conheça o Sistema de Ar Condicionado


Compressor, Condensador, Filtro de Secagem, Válvula de expansão, Evaporador.

Compressor: Aumenta a Pressão de 2 a 22 bares provocando o incremento da temperatura do gás refrigerante (aprox. de 0º a 70º C). Então impele o gás para o lado da alta pressão.

Condensador: Fabricado em alumínio, o condensador converte o refrigerante gasoso (aprox. 70ºC) em líquido (aprox. 55ºC), esfriando-o a alta pressão (16-22 bar).

Filtro de Secagem: Absorve a humidade e filtra as partículas do refrigerante assegurando ao mesmo tempo que chegue á válvula de expansão em forma líquida. Deve ser substituído cada vez que o sistema de ar condicionado é aberto.

Válvula de expansão: Converte o líquido refrigerante em gás através de um oríficio, passando-o do lado de pressão alta (aprox. 16-22 bar) para o lado de pressão baixa (aprox. 2 bar). A temperatura do gás cai então até aproximadamente 0ºC.

Evaporador: Absorve o calor do ar que passar através das aletas do evaporador. A humidade do ar pega-se nesse momento ao evaporador e condensa-se. A água condensada drena-se.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Limpe o Sistema de Ar Condicionado


Os sistemas de ar condicionado devem ser alvo de uma limpeza periódica, sob pena dos fungos e bactérias produzirem mau odor, indisposição e reacções alérgicas.

Os sistemas de ar condicionado devem ser alvo de uma limpeza periódica, sob pena dos fungos e bactérias que ali se desenvolvem, produzirem mau odor, indisposição e reacções alérgicas, tornando-se, assim, também um problema para a segurança rodoviária.

Os sistemas de climatização vêm hoje equipados em grande número de automóveis (22% do parque rolante, 72% dos veículos novos). O seu bom funcionamento consegue-se através de uma manutenção periódica: recarga do gás, troca do filtro do pó e limpeza do circuito para combater odores, bactérias e alergias.

Em muitos casos os sistemas de ar condicionado não recebem a devida manutenção. Lavamos frequentemente os nossos veículos, limpamos o seu interior de forma aprumada com um aspirador, mas o sistema de ar condicionado permanece escondido do acesso do proprietário do automóvel, já que se encontra localizado nas profundezas do compartimento do motor.

Esta característica faz com que o sistema de ar condicionado se lembre a si próprio quando posto em funcionamento, em particular após um longo período de inutilização – o odor é tremendo.

O motivo para isto tem a ver com o seguinte: o chamado evaporador, o núcleo do sistema de ar condicionado, arrefece o ar aspirado do exterior e, assim, produz uma temperatura confortável no interior do automóvel. No entanto, quanto mais frio é o ar, menor humidade consegue absorver. A humidade condensa no evaporador e forma, conjuntamente com o pó e o sujo, um nutriente base ideal para fungos e bactérias. Depois, esses microorganismos entram continuadamente para o interior do veículo por intermédio das tubagens. E como são criaturas com metabolismo, geram um cheiro desagradável.

É por isso vital ter o sistema de ar condicionado bem limpo. Não é só o nosso nariz a sofrer. Muito mais importante, fungos e bactérias podem causar indisposição e reacções alérgicas – assim, eles tornam-se também um problema actual para a segurança rodoviária. Além disso, estes intrusos diminuem notavelmente o poder de arrefecimento do sistema de ar condicionado.


Utilize o Ar Condicionado Correctamente

Para aproveitar toda a eficácia do sistema de ar condicionado e prevenir futuros danos, siga algumas regras básicas.

O proprietário do veículo deve seguir algumas regras de vital importância para aproveitar na plenitude o sistema de ar condicionado e prevenir futuros danos. O profissional oficinal deve, por isso, alertá-lo para alguns cuidados a ter.

Antes de mais, e regra geral, uma instalação de ar condicionado deverá ser verificada por um especialista cada dois anos ou 40.000 quilómetros. Depois há que respeitar alguns pontos essenciais para o seu bom funcionamento:

- Antes de ligar o ar condicionado é necessário ventilar o interior do veículo para que possa sair o calor acumulado no mesmo;
- Antes de ligar o ar condicionado, fechar sempre as janelas e o tecto solar;
- Não tapar nem obstruir as saídas de ventilação. Os suportes dos telemóveis não deverão ser colocadas em frente das saídas de ventilação;
- Cuidado ao utilizar os aerossóis. Se se utilizarem com frequência, as substâncias que contêm poderão ficar coladas a dispositivos de conexão;
- Ao lavar o veículo, não dirigir o jacto para a zona imediatamente abaixo do pára-brisas, já que poderá danificar o filtro do habitáculo;
- No Outono, deve vigiar as entradas de ar a fim de retirar as folhas acumuladas das árvores;
- Se a temperatura exterior é inferior a três graus centígrados, deverá desligar-se o compressor, sempre e quando a instalação não se desligue automaticamente;
- Se surgir mau cheiro do ventilador, a refrigeração for insuficiente, verificar-se um maior consumo de combustível ou o interior do pára-brisas aparecer embaciado, recorra imediatamente a um especialista.


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
[Auto] Sistema de Ar Condicionado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» TV LG 9311 O sistema de cor está em pal-g, preciso mudar para ntsc veja como fazer
» Sistema Universitário nos EUA
» Procedimento para atualização ou recuperação do sistema operacional Android MP1003G - Tablet Toshiba
» Auto de Linha
» Auto de linha, o pequeno notável

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Seat Edition :: Diversos :: Tipos de condução info-
Ir para: