Seat Edition

Bem vindo ao Seat Edition o TEU fórum!Este fórum foi criado com intuito de juntar todos os/as amantes de automóveis da marca SEAT!Para acesso total ao fórum basta registar e fazer apresentação!
 
InícioInicioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 [Condução] Obstáculos na estrada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BobJoint
Novato
Novato
avatar

Mensagens : 95
Data de inscrição : 28/09/2010
Idade : 35
Localização : Brr, V.A. BxB

MensagemAssunto: [Condução] Obstáculos na estrada   Dom Out 10, 2010 3:59 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Por vezes, quando menos se espera, surgem pela frente, em plena auto-estrada, alguns objectos “perdidos”, fora do contexto e capazes de provocar travagens bruscas, desvios inoportunos ou mesmo batidas. Que o digam os 12 indivíduos envolvidos, há cerca de dois meses, num sinistro de grandes proporções (felizmente, apenas materiais) provocado pelos destroços de um outro, ocorrido algum tempo antes na mesma via.
O acidente, pelo aparato, implicou a presença de vários agentes policiais. E as vítimas estão agora a agir judicialmente contra a concessionária da auto-estrada. Mas, para que um processo desta natureza seja possível, haverá alguns cuidados prévios a considerar...

“Nós tomamos conta”
Caberá aos tribunais decidir, mas a responsabilidade da concessionária parece inequívoca perante a lei. O que muitos utentes que vêem os seus veículos danificados (pelo abalroamento de um qualquer objecto ou animal) desconhecem é que não basta dar conta da ocorrência junto dos responsáveis da auto-estrada.
Muitos julgam resolvido o caso após explicar o sucedido ao piquete da concessionária que compareça no local. E quando estes adiantam que dali em diante “tratam de tudo”. E tratam, mas não da parte que interessa ao lesado: a indemnização – segundo a Lei 24/2007, o ressarcimento dos danos apenas será possível reclamar quando tiver sido feita a participação, no local, às autoridades.

Chamem a polícia...
Veja-se o estipulado no Diário da República, artigo 12.º, alínea 1): “Nas auto-estradas, com ou sem obras em curso, e em caso de acidente rodoviário, com consequências danosas para pessoas ou bens, o ónus da prova do cumprimento das obrigações de segurança cabe à concessionária, desde que a respectiva causa diga respeito a: a) objectos arremessados para a via ou existentes nas faixas de rodagem; b) atravessamento de animais; c) líquidos na via, quando não resultantes de condições climatéricas anormais”. E, sobretudo, a alínea 2), bastante clara em termos de responsabilidades: “Para efeitos do disposto no número anterior, a confirmação das causas do acidente é obrigatoriamente verificada no local por autoridade policial competente, sem prejuízo do rápido restabelecimento das condições de circulação em segurança”. Por outras palavras: todas as ajudas são bem-vindas da parte da concessionária, mas chamar a polícia e participar a ocorrência não é apenas uma formalidade, antes sim uma necessidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
[Condução] Obstáculos na estrada
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Rota Estrada de Ferro Sorocabana
» Mapa da Estrada de Ferro Carajás
» Igreja Renascer: Mais templos da denominação deverão ser despejados por falta de pagamento de alugueis
» Os primeiros protestantes no Brasil colonial: Séculos XVI a XVII
» Versículos de Promessas de Deus

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Seat Edition :: Diversos :: Tipos de condução info :: Condução preventiva-
Ir para: